Um servidor TFTP (Trivial File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos simples e leve, frequentemente usado para transferir arquivos entre dispositivos em uma rede local.
O TFTP opera sobre o protocolo UDP (User Datagram Protocol), que é menos confiável do que o TCP (Transmission Control Protocol).
Isso significa que ele não oferece garantias de entrega confiável, controle de congestionamento ou retransmissões automáticas de pacotes perdidos.
Um Servidor TFTP usa por padrão a porta UDP 69 para comunicação, e permite que os clientes solicitem a leitura ou gravação de arquivos em seu sistema.
Como exemplo, é comumente usado para transferir arquivos de configuração para dispositivos de rede, como roteadores e switches.
Existem diversas soluções de TFTP Server disponíveis no mercado, e o TFTP Server da SolarWinds é uma opção gratuita, muito interessante por sua simplicidade na configuração e uso.
Faça o download diretamente no site da SolarWinds e instale em sua maquina para conferirmos abaixo como é realmente simples a configuração e o uso:
Configuração básica do servidor TFTP:
1º – Abra o aplicativo SolarWinds TFTP
2º – Em seguida, clique em “File“, depois em “Configure“
3º – Mantenha as configurações conforme destacado na tela abaixo, onde o item:
- 1 – Informa o status do serviço TFTP,
- 2 – Define o ícone para aparecer na barra de tarefas e
- 3 – Diretório onde os arquivos serão armazenados. Você deve escolher a pasta onde estão os arquivos que deseja enviar
4º – Por fim clique no botão OK, e o aplicativo já está pronto para uso.
Um exemplo de uso pode ser conferido em nosso Tutorial que ensina como recuperar um Dispositivo Cisco (router ou switch) em que o IOS foi deletado por engano. Para conferir esse Tutorial clique aqui!
Como visto a configuração e uso da ferramenta é muito simples.
E em resumo, um servidor TFTP de forma genérica é um software que implementa o protocolo TFTP e permite a transferência de arquivos em uma rede de forma simples e rápida, embora com recursos de segurança limitados.
É comumente usado em ambientes de rede para tarefas específicas que exigem transferência de arquivos rápidas e não críticas em termos de segurança.