Redirecionamento de Portas, Como testar corretamente:

O redirecionamento de portas é uma técnica essencial para permitir o acesso remoto a dispositivos e serviços na sua rede local.

Este post visa explicar de forma detalhada como testar se a configuração do redirecionamento de portas feita no dispositivo de rede realmente foi efetivo.

 

Veja como testar corretamente no Windows:

Redirecionamento de portas é um assunto muito difundido e pode-se encontrar milhares de procedimentos aqui na Internet.

Porém pouco se fala de como testar e certificar o real funcionamento da porta em seu computador, ou seja, se ela realmente está aberta e sendo “ouvida” (Listen) para a perfeita comunicação de sua aplicação.

Veja a seguir como testar e verificar se tudo está correto, seja na sua rede local como na Internet, para que tudo realmente funcione.

Primeiramente você deve certificar que a porta esteja em estado de escuta “LISTENING”, em nosso exemplo usaremos a porta 16100 e através do comando Netstat diretamente do Prompt de comandos do Windows iremos digitar:

Teste de Redirecionamento de Portas

Perceba que o comando não retornou nenhuma informação, logo a porta 16100 não está “Escutando” ou seja não há nenhuma aplicação em sua máquina utilizando essa porta.

Através do utilitário Port Listener v1.02, você poderá facilmente testar a porta por você especificada, seja usando o protocolo TCP ou UDP.

Esta ferramenta permite simular uma aplicação em seu micro/servidor, basta selecionar o protocolo e especificar a porta e clicar no botão “Start”.

Teste de Redirecionamento de Portas

Será aberto uma nova janela informando que a porta especificada está escutando via protocolo escolhido:

Para confirmar, retorne no prompt de comando do Windows aplique novamente o comando Netstat:

Veja que ele agora retornou o estado de “LISTENING”, o que confirma que a porta está aberta e funcionando normalmente de forma local em seu servidor.

Agora resta apenas confirmar se está porta está acessível externamente, ou seja, pela Internet.

Para esse passo você necessita configurar seu Modem/Roteador, e um exemplo de configuração pode ser visto aqui: Como configurar portas no modem da HGU Askey Vivo.

Com o seu equipamento de Internet devidamente configurado, utilizaremos uma ferramenta online para confirmar se realmente a porta está acessível externamente, assim utilizaremos a ferramenta Port Checker.

Ao acessar a ferramenta, ela já indicará o seu IP público, porém para não haver erros, é muito importante que você confirme em seu Modem/Roteador:

Assim é só entrar com seu IP e a porta que deseja verificar e clicar no botão “Check”.

Se todas as configurações estirem corretas, a ferramenta retorna que a porta está devidamente aberta e, portanto, apta a estabelecer comunicação externa.

 

Conclusão:

Neste post, discutimos o redirecionamento de portas, explicando como configurá-lo para permitir acesso remoto e melhorar a gestão da rede.

Abordamos os passos necessários e as precauções a serem tomadas para garantir uma configuração segura, ajudando a otimizar o desempenho e a segurança da sua rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *